- Muba – Unidade 1
- 10/08/2017 a 07/10/2017
Formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, o arquiteto José Ricardo Basiches apresenta a primeira exposição de sua carreira, “Basiches Arquitetos: Desenho e Obra”. Com 20 anos de experiência, o arquiteto vai mostrar seus famosos croquis feitos em guardanapos e um encontro memorável com Oscar Niemeyer. Com início no dia 9 de agosto, a exposição será na galeria Vicente Di Grado, localizada no Centro Universitário, e parte da semana de design da instituição.
A mostra apresentará, além dos desenhos a mão livre no papel, croquis idealizados na plataforma ipad a mão livre, vídeos, fotos de projetos e uma linha do tempo com fotos que ilustram sua trajetória. Ainda na exposição, José Ricardo mostrará um registro pelo qual tem grande estima, quando venceu um concurso para representar o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo na Bienal Internacional de Arquitetura e teve o privilégio de passar uma tarde ao lado de Oscar Niemeyer.
Segundo o arquiteto e Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Mario Biselli, José Ricardo Basiches sempre foi um desenhista de talento e seus croquis são o seu elemento. “Os desenhos do José Ricardo são vigorosos, muita tinta, sombra, contraste e texturas. Não apresentam correspondência imediata com a economia de formas e a sobriedade de sua arquitetura, é preciso um segundo olhar para vislumbrar o processo”, afirma o professor que é também curador da exposição.
A ideia da exibição é, ainda reforçar que o trabalho do escritório Basiches Arquitetos é permeado pela harmonia, sem o uso excessivo da tecnologia na arquitetura e valorizando os desenhos a mão livre.
“Eu gosto de registrar imediatamente as minhas ideias, isso pode acontecer em um restaurante ou mesmo em uma reunião de trabalho, por isso o papel (ou mesmo um guardanapo) é o mais eficiente. Biselli, que foi meu orientador na faculdade, sabia disso e sempre me incentivou a desenhar, por isso é uma honra voltar à escola que me formei com um compilado de tudo que já produzi e realizei”, informa Basiches.
José Ricardo Basiches, ao lado de Ronaldo Shinohara que passou a integrar o escritório Basiches Arquitetos em 2010, tem o compromisso de desenvolver uma nova arquitetura para uma nova sociedade. Os sócios estão à frente de projetos comerciais, residenciais e institucionais, como condomínios, lofts, lojas, escritórios, casa noturnas e academias.
Premiações
- 1997 Exposição Bienal Internacional de Arquitetura Estudantes
- 1999 Projeto Premiado Viver Bem 1999 – SP
- 2000 Projeto Finalista Concurso Internacional Praça Itzhak Rabin
- 2005 Exposição Geral Arquitetos Bienal Internacional
- 2007 Premiado Premio Top XXI Mercado Design – Arcdesign
- 2008 Finalista “O Melhor da Arquitetura” Categoria – Casas Residenciais
- 2009 Menção Honrosa Jovens Arquitetos IAB SP – Brasil
- 2009 Finalista “O Melhor da Arquitetura” Categoria – Bares e Restaurantes
- 2010 Finalista “O Melhor da Arquitetura” Categoria – Condomínio Residencial Horizontal
- 2014 A’ DESIGN AWARD
- 2014 Projeto Vencedor O melhor da Arquitetura Categoria – Condomínios Residenciais
- 2015 Special Mention A + AWARDS – ARCHITIZER
- 2015 Finalista “O Melhor da Arquitetura” Categoraia – Condominos Residenciais
- 2016 Projeto Vencedor American Architecture Prize NY
- 2016 Menção Prêmio AsBEA